As
bombas de engrenagem SUPRITECH é um dos componentes do circuito hidráulico presente em maquinário agrícola e industrial utilizado para transmitir potência por meio do óleo hidráulico.
A aplicação desse tipo de bomba é bem variada. Ela pode ser utilizada para diferentes fluidos, como óleo (diesel, térmico, biodiesel, querosene), glicerina, resinas, ácidos e solventes, por exemplo.
Funcionamento das Bombas de Engrenagem
A principal função das bombas de engrenagem é transformar energia mecânica em energia hidráulica. Elas são utilizadas em diferentes segmentos em máquinas agrícolas, como tratores, ceifadeiras, semeadoras, plantadoras e adubadoras, por exemplo.
Para entender o funcionamento desse equipamento, é importante saber que ele é formado por duas engrenagens. Uma delas é acionada por um motor e a outra é acionada pela primeira. Esse processo ajuda a transmitir potência e a bombear o fluido.
CONHECIMENTOS SOBRE BOMBA ENGRENAGEM
A
bomba engrenagem SUPRITECH é um equipamento de suma relevância em estruturas hidráulicas de diversos portes, pois é inserida no conjunto com o objetivo de desempenhar suporte funcional no combate a incêndios.
Além disso, a
bomba engrenagem faz parte do sistema hidráulico, e possui a responsabilidade de transformar a energia mecânica em energia hidráulica.
A
bomba engrenagem funciona por meio do bombeamento de líquidos, como o óleo hidráulico, o qual é direcionado em decorrência do movimento das engrenagens para a saída. De modo que esse movimento ocorra, é necessária a existência de um vácuo na entrada que é formado pelos dentes das engrenagens em movimento. de maneira a justificar o par de engrenagens que o equipamento possui.
Durante a utilização da
bomba engrenagem SUPRITECH, uma das engrenagens é ativada através do motor, enquanto a outra engrenagem é ativada por meio dessa primeira engrenagem. Durante esse processo ocorre o movimento que possui a responsabilidade de bombear o líquido, como por exemplo, o óleo hidráulico, de forma a transmitir potência com a movimento realizado pelo bombeamento.
De maneira que os tipos principais são:
- Bomba de engrenagem interna: de maneira a operar com variados líquidos, sejam corrosivos, tóxicos, além de pouca, média e grande viscosidade, essa bomba possui longa vida útil, e facilidade para a instalação e manutenção;
- Bomba de engrenagem externa: uma das duas engrenagens possui um eixo que é responsável pela transmissão da potência e a rotação que é gerada pelo motor, enquanto a outra engrenagem é utilizada para realizar o engrenamento, que é chamada de engrenagem acionada.
- Bomba de engrenagem rotativa: as engrenagens rotativas criam um vácuo durante a sucção, o qual faz com que o líquido seja levado para a parte interna da bomba, para ocupar os espaços vagos entre as engrenagens da bomba, de forma a transportar o fluído de sucção para realizar a descarga.